Mapear a realidade de crianças e adolescentes, construir um acordo sobre as prioridades e definir estratégias. Essa foi a proposta feita pela Oficina de Imagens, por meio do Programa Novas Alianças, a cinco municípios mineiros em 2009, ano em que todas as prefeituras elaboram o seu Plano Plurianual. O objetivo é contribuir para que as demandas da infância e da adolescência sejam contempladas com prioridade nesse documento, que orienta a política orçamentária do município pelos próximos quatro anos.
Os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sete Lagoas, Janaúba, Araxá, Barbacena e Diamantina receberam em junho um roteiro de questões a serem mapeadas nas áreas de educação, saúde, assistência social, esporte e cultura. Paralelamente, a Oficina de Imagens realizou uma análise do PPA em vigor desses municípios, identificando a forma de organização das informações e as políticas contempladas.
Em julho e agosto, foram realizadas Oficinas Preparatórias. Durante um dia inteiro de trabalho em cada cidade, representantes das secretarias de governo, dos conselhos de políticas públicas, das organizações da sociedade civil, do Sistema de Justiça e do legislativo se familiarizaram com o PPA do município, compartilharam informações sobre a realidade da população infanto-juvenil e construíram, coletivamente, propostas ao PPA 2010-2013. Ao final, foi acordado um conjunto de estratégias, que já começam a se efetivar.
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário