quarta-feira, 14 de abril de 2010

Aliados debatem o Novas Alianças


Os aliados que integram a aliança estratégica do Programa Novas Alianças participaram nos dias 29 e 30 de março de um encontro de alinhamento. A coordenadora do Programa, Karla Nunes, apresentou uma linha do tempo com as atividades já desenvolvidas e indicou as agendas programadas. Dentre o previsto para 2010, está a continuidade da atuação em Minas Gerais junto aos municípios mobilizados e a realização de um seminário nacional para promover o encontro de iniciativas de incidência. Além disso, foram apresentadas as ações que serão desenvolvidas no Maranhão, ao longo da Estrada de Ferro Carajás.


Dentre as avaliações destacadas pelos participantes está a crença no potencial inovador do Programa. Um dos desafios identificados é promover a gestão do conhecimento a partir de uma sistemática de compartilhamento de informações entre parceiros e públicos mobilizados. Outro ponto que foi consenso é a necessidade de investir em metodologias para trabalhar com os municípios pequenos, onde os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente geralmente são mais fragilizados. Como desafios para o grupo, os participantes colocaram a necessidade de pensar indicadores para o Programa, amadurecer as possibilidades de atuação em rede e articular as discussões do Novas Alianças aos debates sobre cidades sustentáveis.


Presenças no encontro – Oficina de Imagens, Instituto Ágora, Instituto C&A, Ministério Público Promotoria da Infância e Juventude de Belo Horizonte, Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais, Fundação Vale, Fundação AVINA, Frente Parlamentar Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e ANDI.

Um comentário:

DRi disse...

Adorei ver essas noticiais sou aluna de Serviço Social