segunda-feira, 16 de maio de 2011

Fundação Vale promove palestras na semana do dia 18 de maio

O próximo dia 18 de maio marca nacionalmente o enfrentamento à violência sexual praticada contra crianças e adolescentes. Orientada pelo compromisso de mobilizar ações de fortalecimento e desenvolvimento das comunidades onde atua, a Vale promoverá palestras de mobilização sobre o tema entre os dias 16 e 21 de maio em São Luiz e em mais seis municípios do interior. Na capital, o encontro será realizado no dia 17 de maio, de 14 às 16h, no Parque Botânico da Vale.A expectativa é de que as palestras reúnam, ao todo, cerca de 1.500 pessoas.A iniciativa é feita em parceria com a organização não governamental Oficina de Imagens e a Rede Estadual de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Os encontros tem o objetivo de apresentara campanha pelo 18 de maio, oferecer orientações sobre como identificar casos e encaminhar denúncias, além de apontar o papel e a importância dos Planos de Enfrentamento, em âmbito nacional, estadual e municipal. Também será abordado o papel do estado, da sociedade e da família na proteção aos direitos de meninos e meninas, com destaque para a importância de fomentar o protagonismo juvenil. As palestras serão conduzidas por pessoas de referência na área, como a psicóloga Elizabeth Gomes, que integra o Comitê Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual.

Os municípios em que serão realizadas as palestras já integram iniciativas da Vale e da Fundação Vale voltadas à promoção dos direitos infanto-juvenis. Em Itapecurum-Mirim, Anajatuba, Santa Rita e Bom Jesus das Selvas,a Vale deu início em 2011 a ações de educação sexual e promoção da saúde, que abrangem o fomento às redes locais e o trabalho educativo junto a lideranças comunitárias e jovens.Em Arari e Alto Alegre do Pindaré, a Fundação realiza há dois anos, por meio do Programa Novas Alianças, ações de fortalecimento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e das políticas públicas relacionadas à população de 0 a 18 anos. Em ambas as frentes, o trabalho é realizado em parceria com a ONG Oficina de Imagens.

Nenhum comentário: