quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Municípios já podem se organizar para Conferência Municipal dos Direitos

Municípios de todo país já podem se organizar para as etapas preparatórias das conferências dos direitos da criança e do adolescente, encontros que visam debater as políticas públicas para cidadãos entre 0 e 18 anos. Em sua 9ª edição, a conferência procura definir as estratégias de implementação, mobilização e monitoramento da Política Nacional e do Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, divulgado em abril pelo Conanda.

Conselho dos Direitos – Como articuladores da conferência, os Conselhos dos Direitos devem criar a comissão organizadora responsável pela realização do encontro. É papel da comissão definir as etapas operacionais da conferência, como local, data e programação, além da metodologia utilizada para os debates. A convocação da população e dos atores do Sistema de Garantia dos Direitos deve ser feita por meio de resolução publicada no diário oficial ou outros meios oficiais do município.

Crianças e adolescentes – Este ano, é a primeira vez que crianças e adolescentes participam da comissão organizadora das conferências municipais, estaduais e nacional. A resolução 149 do Conanda define que a comissão deve ser composta por adolescentes numa proporção de um para dois adultos.

A participação de meninos e meninas também será estimulada pela realização das conferências livres, encontros que buscam mobilizar o debate sobre as políticas em escolas e outros espaços. O protagonismo e a participação de crianças e adolescentes é um dos cinco eixos que estruturam a Conferência.

Para mais informações sobre as conferências, acesse o Portal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Nenhum comentário: