quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Aumenta investimento público na área da infância e da adolescência

Nos últimos seis anos, houve um aumento de 193% no investimento do Governo Federal em políticas voltadas para crianças e adolescentes, considerando a faixa etária de zero a 18 anos. O estudo, que foi realizado pela Organização Não-Governamental Contas Abertas, com valores corrigidos pela Fundação Getúlio Vargas, apresenta também os principais destinos dos recursos.

Da verba total aplicada no ano passado, quase 40% veio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
O programa Bolsa Família foi responsável por cerca de 20%. Em terceiro lugar ficou o programa Brasil Escolarizado com 12,5% do montante total.

Em 2011, até o dia 10 de outubro, o valor investido nos programas e ações que beneficiam diretamente ou prioritariamente as crianças e os adolescentes foi de R$ 59,8 bilhões. Apesar do aumento, o Brasil ainda não alcançou a recomendação feita, em 1995, pela Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social, de investir 20% do orçamento nacional em políticas para a população de zero a 18 anos.

Nenhum comentário: