O Programa Novas Alianças realiza a terceira rodada de oficinas nos municípios de Alto Alegre do Pindaré e Arari, no Maranhão, nos dias 22 e 23 de junho e 1º e 2 de julho, respectivamente. Os encontros dão continuidade a um trabalho piloto desenvolvido pela Fundação Vale que tem por objetivo fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos dos municípios localizados ao longo da Estrada de Ferro Carajás (EFC). Participam das atividades representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar, da prefeitura, das equipes de atendimento, de instituições religiosas e de pessoas da sociedade civil com envolvimento na área da infância.
Nos encontros que serão realizados entre o final de junho e início de julho, os participantes, cerca de 20 pessoas em cada município, irão detalhar as atividades, os prazos e os parceiros das metas que foram construídas no último encontro. Na oportunidade, representantes do Programa Novas Alianças também se reunirão com os membros do CMDCA, dando prosseguimento à orientação que vem sendo realizada pelo Programa para contribuir com a efetivação das atividades dos Conselhos.
Trajetória
Na primeira rodada de encontros, realizada no final de abril, os municípios foram apresentados à proposta e receberam como tarefa um questionário para orientar o levantamento de informações nas áreas de saúde, educação, assistência social, profissionalização, cultura, esporte e lazer, como foco nas políticas de infância e adolescência. Na segunda rodada de atividades, realizada no final de maio e início de junho, os dados apurados foram compartilhados com todo o grupo e, coletivamente, os participantes destacaram três problemas principais por área e as metas para enfrentar esses problemas.
Na área de educação, por exemplo, os participantes de Alto Alegre do Pindaré indicaram a importância de melhorar o espaço físico das escolas, garantir a formação dos professores e trabalhar o tema da educação sexual. Para chegar a essas prioridades, foram diagnosticadas as condições de 19 escolas públicas. Em Arari, foram 63 escolas públicas pesquisadas. Como desafios, os participantes apresentaram a necessidade de creches em tempo integral, de incentivo a atividades continuadas voltadas para o desenvolvimento artístico e cultural da comunidade e de práticas esportivas nas escolas.
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário