segunda-feira, 26 de abril de 2010

Instituto C&A lança programa Redes e Alianças

O Instituto C&A lança no próximo dia 28 de abril, quarta-feira, durante um café da manhã em São Paulo, o programa Redes e Alianças. O objetivo do programa é promover a cooperação, a convergência e a multiplicação de esforços entre organizações e pessoas pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. Durante o evento, também será lançada a coleção “Cadernos Novas Alianças – Orientações para incidir em políticas públicas”, produzida pelo Programa Novas Alianças, uma das redes apoiadas pelo Instituto C&A.

O desenvolvimento da nova metodologia do programa Redes e Alianças partiu de um estudo de cenário realizado em 2008. O estudo analisou experiências de redes no Brasil, inclusive algumas apoiadas pelo Instituto C&A ao longo de sua história. “Com o estudo de cenário, pudemos estruturar os elementos conceituais do programa – como o recorte temático – e fazer definições de estratégias, eixos e de público”, resume a coordenadora dos programas Redes e Alianças e Desenvolvimento Institucional do Instituto C&A, Cristiane Félix.

A proposta técnica do programa define rede como “um padrão organizacional produzido por dinâmicas de conectividade, no qual agentes autônomos (pessoas e/ou instituições) se interligam de forma horizontal para cooperar”. O programa Redes e Alianças atuará no campo sociopolítico da promoção, defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente, tendo elegido, para tanto, quatro estratégias ou linhas de trabalho: a promoção da conectividade entre atores sociais, o fomento e apoio à articulação de redes, o fomento e apoio a dinâmicas de colaboração/coalizão e a produção e disseminação de conhecimento.

No período de março de 2010 a fevereiro de 2011, o novo programa apoiará cinco redes: Associação Brasileira de Magistrados, Promotores e Defensores Públicos da Infância e Juventude (ABMP), Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA), Grupo de Trabalho Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária, Programa Novas Alianças e Rede Andi Brasil.

Cadernos Novas Alianças
Durante o evento de lançamento do Redes e Alianças também será apresentada a série “Cadernos Novas Alianças – Orientações para incidir em políticas públicas”. A proposta da série é fomentar a participação da sociedade civil nos processos de monitoramento e incidência nas políticas públicas relacionadas à promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. A série é composta por três cadernos sobre os temas: orçamento público, legislativo e comunicação social.

Os conteúdos foram produzidos pelos parceiros que integram o Novas Alianças, com coordenação da Oficina de Imagens, e resultam da experiência acumulada ao longo dos últimos três anos em processos formativos que contaram com a participação de 77 municípios do interior de Minas Gerais e Belo Horizonte. A versão digital dos livretos pode ser acessada gratuitamente pela internet: http://www.novasaliancas.blogspot.com/.

Desde 2006, o Novas Alianças desenvolve ações voltadas a desenvolver a capacidade dos conselhos de políticas públicas e das organizações sociais de incidir, monitorar e avaliar os investimentos governamentais nas esferas municipal e estadual, além de incentivar a construção de alianças com o Poder Legislativo e os veículos de comunicação. O Programa Novas Alianças tem como pressuposto que a prioridade absoluta a crianças e adolescentes, preconizada pela Constituição Federal, só será efetiva se estiver refletida nos orçamentos públicos e acredita no papel fundamental dos conselhos e da sociedade civil na definição e garantia desses investimentos.

Nenhum comentário: