quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Programa lança Caderno de Mapeamento

O Seminário realizado pelo Programa Novas Alianças entre os dias 17 e 18 de setembro marcou o lançamento da publicação “Caderno de mapeamento: a criança e o adolescente no foco das políticas públicas”, produzida com o apoio do Instituto C&A e da Fundação Vale. Na noite do dia 17, os participantes do encontro puderam conhecer o resultado de meses de trabalho.

A publicação de 108 páginas consiste em um guia para apoiar o levantamento de informações sobre as condições de vida da população de 0 a 18 anos nas áreas de educação, saúde, cultura, assistência social, esporte e profissionalização. Para cada área, são indicadas as principais orientações de planos e regulamentações e, principalmente, onde obter mais informações sobre o desenho das políticas. O material também é composto por perguntas com espaços de respostas para o levantamento de informações quantitativas e qualitativas em cada área.

Para a produção, foram pesquisadas diversas resoluções, planos e normas na área, a fim de identificar a responsabilidade dos gestores públicos. O Caderno é dedicado principalmente aos municípios pequenos, onde o levantamento e a sistematização de informações é um grande desafio. A proposta é que a publicação possa mobilizar ações coletivas para o conhecimento das realidades dos meninos e meninas que vivem nos inúmeros municípios brasileiros de pequeno porte.

“Esse conhecimento contribui para o desenho de políticas públicas mais coerentes com as demandas da população e, assim, com maior potencial para levarem às mudanças desejadas”, destaca Adriano Guerra, secretário executivo da Oficina de Imagens, organização não governamental que coordena o Programa Novas Alianças. Cristiane Félix, do Instituto C&A, destaca que a cartilha mostra de forma simplificada um caminho possível para se fazer um trabalho de mapeamento. “E mais importante do que o fazer em si, é a reflexão que esse instrumento propõe”, destaca Cristiane.

Nenhum comentário: