quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Seminário Nacional

O Programa Novas Alianças realiza em Lagoa Santa, Minas Gerais, nos próximos dias 17 e 18 de setembro o Seminário Nacional “A criança e o adolescente no foco das políticas públicas”. O encontro, que conta com o apoio do Instituto C&A, tem o objetivo de fomentar a troca de experiências entre cidadãos e organizações que realizam ações de diagnóstico da realidade, monitoramento e proposição de políticas públicas. O encontro reunirá representantes de diferentes cidades do país, como São Paulo, São Luís, João Pessoa e Castelo do Piauí, além de Belo Horizonte, Araxá, Franciscópolis, Divinópolis e Ouro Preto, dentre outros municípios de Minas Gerais.

Lançamento

Durante o Seminário, o Programa Novas Alianças lança a publicação “Caderno de mapeamento: a criança e o adolescente no foco das políticas públicas”, produzida com o apoio do Instituto C&A e da Fundação Vale. A publicação consiste em um guia para o levantamento de informações sobre as condições de vida da população de 0 a 18 anos nas áreas de educação, saúde, cultura, assistência social, esporte e profissionalização. O material contou com a fundamental contribuição de parceiros do Novas Alianças que acompanham cada uma dessas agendas. Esses especialistas participaram da revisão do conteúdo, além de sugerir novas questões.

Para cada área, são indicadas as principais orientações de planos e regulamentações e, principalmente, como obter mais informações sobre o desenho ideal das políticas. O material também é composto por roteiros de perguntas para o levantamento de informações quantitativas e qualitativas em cada área e por indicações sobre como fazê-lo.

O Caderno é dedicado principalmente aos municípios pequenos, onde o levantamento e a sistematização de informações é um grande desafio. A proposta é que a publicação possa mobilizar ações coletivas para o conhecimento das realidades dos meninos e meninas que vivem nos inúmeros municípios brasileiros de pequeno porte. “Esse conhecimento contribui para o desenho de políticas públicas mais coerentes com as demandas da população e, assim, com maior potencial para levarem às mudanças desejadas” destaca Adriano Guerra, secretário executivo da Oficina de Imagens, organização não governamental que coordena o Programa Novas Alianças.

Compartilhamento

Em breve, a publicação será disponibilizada no blog do Novas Alianças. Todas as discussões realizadas durante o Seminário também serão compartilhadas por meio de um boletim eletrônico especial, com notícias e entrevistas.

2 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde! Somente agora tive conhecimento do evento. Gostaria muito de ter ido participar porque pretendemos realizar algo similar aqui na Bahia. Gostaria do contato de voces para tomar conhecimento das estrategias abordadas nesse encontro que ja ocorreu. Sou promotor de justica na Bahia e coordeno um Nucleo de apoio ao funcionamento e estruturacao de Conselhos Tutelares e CMDCA e FIA.

Unknown disse...

a proposito, meu email é millencastro@hotmail.com