quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Segunda-feira, 23 de Junho de 2008 IMPRENSA É TÍMIDA NA ABORDAGEM DO ORÇAMENTO VOLTADO PARA A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

A ligação entre cobertura jornalística e mobilização social já é uma prática conhecida na luta pelos direitos de crianças e adolescentes. Neste processo, a análise dos investimentos públicos é determinante para uma cobertura crítica das ações governamentais. No entanto, dados coletados pela ANDI, em parceria com o UNICEF, mostram que o tema orçamento público foi pouco mencionado pelos veículos de comunicação.

A publicação O Orçamento Criança na Agenda da Mídia aponta que tanto em 2003 quanto em 2007, apenas 3 mil textos foram publicados sobre o assunto, dentro de um universo de mais de 105 mil matérias que abordaram infância e adolescência em geral, menos de 3% do total. É interessante observar que o período escolhido para a pesquisa coincide com a elaboração do orçamento – nos dois anos estavam sendo traçadas a Lei de Diretrizes Orçamentárias; Lei Orçamentária Anual e Plano Plurianual.

Num momento em que vários atores se articulam para inserir seus objetivos no orçamento público, a imprensa não repercutiu este processo em nenhum dos períodos analisados. Assim, a pesquisa alerta para duas questões relevantes: as deficiências na formação acadêmica dos jornalistas e as dificuldades de acesso às informações relativas ao orçamento, que deveriam ser públicas.

Neste contexto, os parceiros do Projeto Novas Alianças devem exercer uma postura ativa. Capacitados para compreender os procedimentos do orçamento público e da mídia, não devem abrir mão de provocar os comunicadores para a importância do tema.

Para saber mais sobre a pesquisa acesse:http://www.andi.org.br/

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