Uma das diretrizes do Novas Alianças para o próximo ano é favorecer o protagonismo juvenil. Iniciando esse processo, dois adolescentes foram convidados pelo projeto a participar das audiências de revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) em Belo Horizonte. De 5 a 7 de novembro, Eloí Silva Motta, de Mata Verde, e Gean Thairony Ferreira, de Porteirinha, ambos com 17 anos, acompanharam as reuniões realizadas na Assembléia Legislativa de Minas Gerais.
Juntos com o coordenador do projeto Novas Alianças, Adriano Guerra, os jovens participaram dos grupos que debateram o protagonismo juvenil, a educação e a defesa social. Elói e Gean fazem parte da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro e foram convidados a participar das audiências pela afinidade demonstrada com o tema “orçamento público” durante o 1º Encontro da Rede, realizado em Montes Claros, em outubro.
Chamou a atenção dos jovens, durante as reuniões, o desconhecimento de alguns gestores em relação à realidade do Norte de Minas. Outro ponto destacado foi a baixa participação juvenil. Relatam que em alguns grupos, apenas eles representavam a população adolescente. Os rapazes também avaliaram que boa parte dos participantes não teve uma postura propositiva, se limitando a críticas e manifestações de protesto. “As pessoas precisam se preparar melhor”, destaca Eloí. Como resultado dessa experiência, Gean e Eloí esperam discutir o orçamento público em seus municípios, trazendo a sociedade para integrar o processo de incidência.
Clique aqui e leia a entrevista completa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário